segunda-feira, 6 de junho de 2011

Momento de transição.

Estamos sempre vivendo em uma transição. A vida é uma transição.

Perceba como desde a sua infância, nunca houve um momento em que você estivesse em um estável apogeu com um mundo de possibilidades à sua disposição.

Mesmo quando temos a impressão de estabilidade, estamos em transição para outra condição de vida, de estado de espírito ou seja lá o que for.

Um trabalho é a transição para uma vida melhor. A condição atual é sempre um degrau que devemos subir, um obstáculo que devemos superar. Um plano que está sendo executado, uma busca inacabada, uma aspiração não conquistada.

Contudo, me questiono se essa evolução não deve ter um fim, ou, pelo menos, respiros. Veja, se pensarmos naquele tão aclamado "inconformismo positivo", quando, de fato, alcançaremos o nosso objetivo, ou chegaremos a algum lugar?

Não estou falando aqui de acomodação, nem tampouco de conformismo. A ideia é forçar as pessoas a refletirem sobre o hoje (como já dito aqui), e nessa eterna transição.

A transição não permite às pessoas enxergarem uma forma definida em suas vidas, assim como acontece com as metamorfoses dos animais (utilize a alegoria que preferir). Pense em um rosto desfocado que, de tantas mudanças, não tem absolutamente semblante nenhum.

A identidade de cada um é a maior prejudicada quando estamos em constante transição justamente por não poder se enxergar como realmente somos. Essa condição nos força imaginar sempre como seremos num futuro próximo ou distante. Ou pior, ficamos presos ao que já fomos.

Entendo que a evolução deve ser sempre contínua, perene e sólida. As subidas são necessárias. Mas um descanso, em determinados momentos, é essencial.

2 comentários:

  1. Muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  2. Realmente suas palavras fizeram com que eu me recoloca-se no meu verdadeiro eu, pensei nas minhas atitudes e de como estou vivendo e levando a vida, deixando passar o tempo e sempre colocando as outras pessoas em primeiro lugar, e eu, e minha vida como fica, o tempo passa em um estralar de dedos, quando vi, pensei, passo...
    Obrigada por compartilhar, pessoas como você movem o universo.
    Elaine de Castro
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100001809537448#!/profile.php?id=100002423655984

    ResponderExcluir