domingo, 20 de fevereiro de 2011

A honestidade de relacionamento

Esse é um termo que venho usando há uns anos. Resolvi ser honesto com os meus relacionamentos e honesto com as pessoas que resolvem se relacionar comigo.

A princípio, pode parecer simples. Mas acho que tem muito mais de Inconsequente do que parece.

Ser honesto em um relacionamento é começar por você mesmo. Assumir seus sentimentos, ou a ausência deles, é uma boa maneira de começar. Entender o que passa, escutar seu coração (ou a razão) em muitos casos pode ser crucial.

A honestidade não é tão simples de ser encontrada. Por isso, escutar amigos, amigas e família pode ser um passo importante pra que você seja mais honesto com os seus sentimentos. E então, a partir daí, mais honesto com os outros que são impactados pelas suas decisões.

Mas não se engane: quem determina a sua honestidade é você. E não é necessário dizer com todas as letras e palavras o que você sente, nem tão pouco perguntar diretamente sobre seu caso (leia o post "Isso é uma indireta"). A ideia é refletir sobre, capisce?

Inclusive, demonstrar a sua decisão para outra pessoa, fazer com que esses sentimentos sejam visíveis e decifráveis também faz parte desse processo. Sejam elas decisões boas ou ruins. A longo prazo ou a curto prazo. De amor ou de aventura.

Desligar-se de um relacionamento por completo pra poder começar outro é tão honesto que deveria ser pré-requisito. É o tipo de atitude que resguarda ambas as partes. O contrário, acaba caindo no clichê que do poderia ter sido e não foi.

Na prática, isso significa se livrar de fotos de cabeceira (e não guardá-las em uma caixa pra olhar de vez em quando), apagar depoimentos e esquecer determinadas coisas. Incluir nos planos e tornar prioridade. Mais que isso: desocupar o coração para receber outra pessoa.

O último ponto que define a honestidade de relacionamento é uma atitude que os nossos bisavós já invocavam, mas que é muito difícil de realizar: se colocar no lugar do outro. Essa atitude dá uma ótima noção, mesmo que sob a ótica pessoal, de honestidade de relacionamento, de respeito, admiração e perenidade.

A honestidade de relacionamento não é imposta. É sentida, e deve ter a ingênua condição de ser exercida.

5 comentários:

  1. Concordo com quase tudo. E acho que a honestidade passa por falar mais 'nós' e menos 'eu'.

    beijinhos =***
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. Também acho que esse é o caminho em qualquer relação. Você ser sincero dá liberdade da outra pessoa escolher também o que quer, mas acho um exercício que ainda exige uma coisa bem difícil de desenvolver em alguns, caráter.
    Ótimo assunto e texto!

    ResponderExcluir
  3. É, transparência é tudo mesmo... em qualquer relacionamento! Excelente texto, viu?! Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  4. Mas é muita hipocrita ... tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  5. Concordo,talvez seja melhor você se mostrar como é, a porção mais verdadeira que cada um carrega dentro de si. No fascinante processo da conquista, é melhor correr o risco de não ter sucesso imediato a fracassar no futuro.

    ResponderExcluir